O Partido Comunista do Chile e o XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética: pela “via pacífica” e contra o “realismo socialista”
DOI:
https://doi.org/10.46752/anphlac.11.2011.1284Resumo
O artigo procura identificar o impacto político e cultural das revelações do XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética (PCUS) no Partido Comunista do Chile (PCCh) ao longo do ano de 1956. Para esse fim, foram analisados textos publicados na imprensa partidária que tinham por objetivo avaliar as resoluções aprovadas no evento, explicar as denúncias contra Stalin ou formular propostas relacionadas ao papel da cultura e das artes para o partido. A partir disso, verificou-se a aceitação da nova estratégia revolucionária adotada pelo PCUS — a via pacífica —, enquanto as concepções culturais defendidas entre os críticos de arte e militantes comunistas chilenos desencadearam a ruptura com as diretrizes culturais soviéticas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
a. Cessão de direitos autorais
Venho, por meio desta, ceder em caráter definitivo os direitos autorais do artigo "____________", de minha autoria, à Revista Eletrônica da ANPHLAC e afirmo estar ciente de que estou sujeito às penalidades da Lei de Direitos Autorais (Nº9609, de 19/02/98) no caso de sua infração. Autorizo a Revista Eletrônica da ANPHLAC a publicar a referida colaboração em meio digital, sem implicância de pagamento de direitosautorais ou taxas aos autores.
b. Declaração de ineditismo e autoria
Atesto que o artigo ora submetido à Revista Eletrônica da ANPHLAC, intitulado "________________________", de minha autoria, nunca foi publicado anteriormente, na íntegra ou em partes, dentro do país. Vindo a ser publicado na Revista Eletrônica da ANPHLAC, comprometo-me a não republicá-lo em qualquer outro veículo editorial.