Sobre a Revista

Propósito

Estimular e disseminar a pesquisa científica em história das Américas, propiciando a veiculação de resultados obtidos por meio da investigação nesta área.

Foco e Escopo

A Revista Eletrônica da ANPHLAC, fundada em 2001, é uma publicação on-line semestral de acesso aberto e gratuito da Associação Nacional de Pesquisadores e Professores de História das Américas, registrada com o ISSN 1679-1061. Tem como público-alvo pesquisadores acadêmicos, professores e  estudantes de história, principalmente de história das Américas. A revista publica manuscritos originais na área de investigação e do ensino de história da América nos seguintes idiomas:português, espanhol e inglês, por meio da modalidade de fluxo contínuo, artigos em dossiês temáticos, resenhas e entrevistas. Os textos recebidos são submetidos à avaliação de pares externos ao Conselho Editorial da revista, considerando pelo menos dois especialistas ad hoc e, caso haja controvérsia, a um terceiro assessor.

Dos objetivos

São objetivos da Revista Eletrônica da ANPHLAC:
- publicar estudos sobre a história e o ensino de história das Américas.
- Divulgar notícias referentes à ANPHLAC.

Das características 

São características da Revista Eletrônica da ANPHLAC:
- periodicidade semestral;
- os originais deverão seguir as normas gráficas e os padrões estabelecidos pelo Conselho Editorial.

Da publicação 

A responsabilidade administrativa da publicação da Revista é de competência da Diretoria da ANPHLAC, da Diretoria Executiva e do Conselho Editorial da Revista Eletrônica da ANPHLAC.

Compete à diretoria da ANPHLAC
- Viabilizar as condições para a edição da Revista;
- Avaliar os relatórios da Revista;

Compete ao Conselho Editorial:
- Definir o perfil das edições da Revista;
- Estabelecer normas para a publicação de textos;
- Acompanhar o processo de edição dos números da Revista;
- Decidir sobre a pertinência da publicação de textos;
- Auxiliar na divulgação da Revista;
- Propor mudanças no regimento da Revista;
- Deliberar sobre a oportunidade de encomendar artigos a autores nacionais e/ou estrangeiros;

Compete à Diretoria Executiva, além das atribuições que possui enquanto membro do Conselho Editorial:
- Representar a publicação junto à diretoria da ANPHLAC e agências financiadoras;
- Convocar as reuniões do Conselho Editorial;
- Executar as decisões do Conselho Editorial;
- Cuidar da organização do arquivo corrente da Revista;
- Zelar pela periodicidade da publicação.

Compete aos membros do Conselho Consultivo:
- Emitir pareceres sobre trabalhos relativos a temas de sua especialidade.

Das colaborações 

As colaborações para a Revista Eletrônica da ANPHLAC podem ser enviadas a qualquer tempo, obedecendo as normas estabelecidas pelo Conselho Editorial.
Os colaboradores só poderão publicar um artigo/resenha/documento em um mesmo número da Revista e deverão respeitar o intervalo mínimo de dois anos depois de terem publicado, para resubmeterem novas colaborações a avaliação.

Da composição do Conselho Editorial

Da composição:
O Conselho Editorial será composto por, no mínimo, três membros e pela Diretoria Executiva. A(o) Diretor(a) deverá ser, necessariamente, um professor com o título de doutor e ser capaz de administrar a edição eletrônica da Revista.

Das eleições

A Diretoria Executiva e os membros do Conselho Editorial serão eleitos juntamente com a diretoria da ANPHLAC, de acordo com as normas e prazos estipulados pelo Estatuto da Associação.
A Diretoria Executiva e os membros do Conselho Editorial só poderão exercer a atividade se estiverem quites com a anuidade da ANPHLAC.
O mandato da Diretoria Executiva e dos membros do Conselho Editorial é de dois anos, coincidindo o seu início e o término com a Diretoria da ANPHLAC.

Das disposições gerais
Qualquer recurso que seja arrecadado com a Revista deverá ser incorporado à tesouraria da ANPHLAC.
Qualquer acervo que a Revista Eletrônica da ANPHLAC receba será destinado à ANPHLAC, que se responsabilizará por ele. Sua destinação a alguma biblioteca só poderá ser decidida na Assembléia de associados.
O patrimônio da Revista faz parte do patrimônio da ANPHLAC e seu uso é definido pelo estatuto da ANPHLAC.

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os textos enviados à Revista Eletrônica da ANPHLAC são submetidos à avaliação de pelo menos dois pareceristas ad hoc externos ao Conselho Editorial da Revista. Os pareceristas serão especialistas (nacionais e estrangeiros) de comprovada trajetória acadêmica, que pertençam a instituições diferentes à do autor(a) do texto avaliado. Uma vez convidado a emitir o parecer, o parecerista deve indicar a existência de possíveis conflitos de interesse a respeito da investigação e agências de financiamento, assim como declarar que desconhece a autoria do manuscrito a ser avaliado. Os membros do Conselho Editorial garantirão que tanto o nome como qualquer referência à autoria sejam eliminados do artigo, de modo que o processo de avaliação duplo-cega seja efetivo.

Toda a avaliação dos pareceristas ad hoc será registrada na plataforma da Revista, de modo que possa ficar disponível para qualquer processo de auditoria em caso de necessidade.

Os pareceres necessariamente deverão assinalar as seguintes indicações: aprovado; aprovado com modificações, que deverão ser indicadas e justificadas; e reprovado para publicação. Se a avaliação contiver observações o autor terá um prazo de 30 dias para realizar as modificações solicitadas. No caso de haver avaliações discordantes, o artigo será enviado a um terceiro avaliador com características similares aos anteriores, que emitirá a decisão definitiva.

Os autores cujos textos sejam reprovados receberão os pareceres emitidos com a devida omissão dos nomes dos avaliadores, resguardando a identidade destes e garantindo a confidencialidade do processo.

As diferentes etapas do processo de avaliação dos manuscritos serão realizadas exclusivamente por meio do sistema on-line da Revista.

Periodicidade

Semestral

Publicação

Jan-Jun

Jul-Dez

Atribuição: Não comercial CCBY-NC

Detecção de plágio: https://www.plagium.com/pt/detectordeplagio

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Fontes de Apoio

A Revista é patrocinada pela Associação Nacional de Pesquisadores e Professores de História das Américas (ANPHLAC) que se dedica ao estudo, à pesquisa e à divulgação de assuntos referentes à História da América Latina e Caribe. Seu surgimento aconteceu durante a década de 90, a partir da iniciativa de alguns profissionais da área, que preocupados com a marginalidade dos estudos latino-americanos na década de 80, tiveram a certeza de que se fazia necessário tomar medidas concretas e urgentes. Neste sentido, um grupo de pesquisadores se encontrou em janeiro de 1992 em São Paulo, decidindo organizar, como primeiro passo, um Comitê que foi chamado de – Comitê Nacional de Pesquisadores e Professores de História da América Latina e Caribe (CONAPHLAC).

Em janeiro de 1993, o então CONAPHLAC organizou um encontro na Universidade de Ouro Preto, Campus de Mariana, já com a participação de um maior número de professores e pesquisadores representativos de grande parte das regiões brasileiras, quando foi decidido, por unanimidade, a criação de uma Associação Científica para tratar, exclusivamente, das questões pertinentes aos estudos e pesquisas latino-americanas. Foi, então, criada a "Associação Nacional de Pesquisadores de História Latino-Americana e Caribenha" – ANPHLAC.

Histórico do periódico

A Revista Eletrônica da ANPHLAC surgiu em 2001, como veículo voltado a publicações acadêmicas de pesquisadoras(es) brasileiras(os) e estrangeiras(os) dedicadas(os) aos estudos americanos. A Revista aceita colaborações relacionadas às pesquisas sobre as diferentes partes das Américas, inclusive o Brasil, desde que seja realizada uma abordagem conectada ou comparada  com outros países do continente. Esta é uma política deliberada da Associação Nacional de Pesquisadores e Professores de História das Américas (ANPHLAC) - à qual a Revista se vincula -, de estímulo aos estudos da história hispano, central e norte-americana. Entre 2001 e 2010 a periodicidade da Revista era anual. A partir de 2011 adotou-se o regime de publicação semestral, sendo este o que permanece até o atual momento. Um dado interessante concernente à Revista é o fato de ela já ter surgido em formato eletrônico, quando muitos periódicos ainda circulavam por meio impresso. Justamente por ser este um fato pouco usual quando de seu surgimento, decidiu-se por indicar o formato eletrônico no próprio nome da Revista. Os números apresentam dossiês temáticos bem como seção para artigos livres, contando ainda com resenhas e entrevistas. A partir de 2013 passou-se a adotar uma capa fixa, que é a mesma utilizada até hoje.

Regimento da Revista Eletrônica da ANPHLAC