Política editorial

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Das colaborações 

As colaborações para a Revista Eletrônica da ANPHLAC podem ser enviadas a qualquer tempo, obedecendo as normas estabelecidas pelo Conselho Editorial.
Os colaboradores só poderão publicar um artigo/resenha/documento em um mesmo número da Revista e deverão respeitar o intervalo mínimo de dois anos depois de terem publicado, para resubmeterem novas colaborações a avaliação.

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os textos enviados à Revista Eletrônica da ANPHLAC são submetidos à avaliação de pelo menos dois pareceristas ad hoc externos ao Conselho Editorial da Revista. Os pareceristas serão especialistas (nacionais e estrangeiros) de comprovada trajetória acadêmica, que pertençam a instituições diferentes à do autor(a) do texto avaliado. Uma vez convidado a emitir o parecer, o parecerista deve indicar a existência de possíveis conflitos de interesse a respeito da investigação e agências de financiamento, assim como declarar que desconhece a autoria do manuscrito a ser avaliado. Os membros do Conselho Editorial garantirão que tanto o nome como qualquer referência à autoria sejam eliminados do artigo, de modo que o processo de avaliação duplo-cega seja efetivo.

Toda a avaliação dos pareceristas ad hoc será registrada na plataforma da Revista, de modo que possa ficar disponível para qualquer processo de auditoria em caso de necessidade.

Os pareceres necessariamente deverão assinalar as seguintes indicações: aprovado; aprovado com modificações, que deverão ser indicadas e justificadas; e reprovado para publicação. Se a avaliação contiver observações o autor terá um prazo de 30 dias para realizar as modificações solicitadas. No caso de haver avaliações discordantes, o artigo será enviado a um terceiro avaliador com características similares aos anteriores, que emitirá a decisão definitiva.

Os autores cujos textos sejam reprovados receberão os pareceres emitidos com a devida omissão dos nomes dos avaliadores, resguardando a identidade destes e garantindo a confidencialidade do processo.

As diferentes etapas do processo de avaliação dos manuscritos serão realizadas exclusivamente por meio do sistema on-line da Revista.

Periodicidade

Semestral

Publicação

Jan-Jun

Jul-Dez

Atribuição: Não comercial CCBY-NC

Política anti-plágio

Antes da submissão de textos na revista, as/os autoras/es devem se certificar de que suas colaborações estejam livres de plágio e demais tipos de infração da ética no âmbito da política editorial. Os itens abaixo servem de orientação para as submissões à revista:

- Entrar no website do COPE, e informar-se a respeito da ética em pesquisa para autores e editores;
- Referenciar claramente as informações obtidas, analisadas ou interpretados de outras publicações;
- Indicar de modo explicíto a autoria de outros textos/fontes utilizados, garantindo a atribuição de indentidade intelectual;
- Zelar para que a autoria seja atribuída apenas àqueles que trabalharam de maneira efetiva na elaboração/produção das contribuições, e para que os nomes das/dos envolvidas/dos jamais sejam excluídos da redação;

Em havendo suspeita de produção em incoformidade com as regras, que garantem um processo das publicações, a Diretoria Executiva da revista, amparada pelo Conselho Editorial, poderá solicitar esclarecimentos às/aos autoras/es. A depender das respostas e conclusões, a publicação poderá ser negada. 

Ferramenta de detecção de plágio: https://www.plagium.com/pt/detectordeplagio