O paradoxo da tradição pátria na escritura hispano-americana do século XIX – Francisco Bilbao e Justo Sierra
DOI:
https://doi.org/10.46752/anphlac.13.2012.1317Resumo
Esse artigo examina alguns ensaios das Obras Completas de Francisco Bilbao e tópicos da obra clássica de Justo Sierra, Evolución política del pueblo mexicano, por constatar que as idéias sobre as respectivas nações veiculadas pelos autores mereciam ser observadas em conjunto e, portanto, comparativamente. Os textos de Bilbao e Justo Sierra conformam leituras canônicas, que não apenas buscavam dialogar com as experiências vivenciadas desde as independências, na primeira metade do século XIX, mas projetavam um novo cenário para a América, a partir dos contextos díspares vividos por suas jovens nações.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
a. Cessão de direitos autorais
Venho, por meio desta, ceder em caráter definitivo os direitos autorais do artigo "____________", de minha autoria, à Revista Eletrônica da ANPHLAC e afirmo estar ciente de que estou sujeito às penalidades da Lei de Direitos Autorais (Nº9609, de 19/02/98) no caso de sua infração. Autorizo a Revista Eletrônica da ANPHLAC a publicar a referida colaboração em meio digital, sem implicância de pagamento de direitosautorais ou taxas aos autores.
b. Declaração de ineditismo e autoria
Atesto que o artigo ora submetido à Revista Eletrônica da ANPHLAC, intitulado "________________________", de minha autoria, nunca foi publicado anteriormente, na íntegra ou em partes, dentro do país. Vindo a ser publicado na Revista Eletrônica da ANPHLAC, comprometo-me a não republicá-lo em qualquer outro veículo editorial.