José Enrique Rodó, a "Geração Hispano-Americana de 98" e o projeto para uma identidade americana
DOI:
https://doi.org/10.46752/anphlac.13.2012.1325Resumo
O artigo tem como objetivo analisar os projetos para a constituição de uma identidade americana. O estudo será desenvolvido tendo como foco a posição de intelectuais e literatos envolvidos na formação desses projetos, especificamente os que escreveram na virada do século XIX para o XX. Dentre esses autores, encontram-se os participantes do movimento literário conhecido como “Geração Hispano-Americana de 98”, parte do modernismo hispano-americano. Para servir de exemplo para os modelos adotados para simbolizar a América, será realizado um estudo mais destacado das ideias de um dos autores da “Geração de 98”: o uruguaio José Enrique Rodó, autor do ensaio Ariel, publicado em 1900 e que pode ser considerado um manifesto desse movimento literário e político.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
a. Cessão de direitos autorais
Venho, por meio desta, ceder em caráter definitivo os direitos autorais do artigo "____________", de minha autoria, à Revista Eletrônica da ANPHLAC e afirmo estar ciente de que estou sujeito às penalidades da Lei de Direitos Autorais (Nº9609, de 19/02/98) no caso de sua infração. Autorizo a Revista Eletrônica da ANPHLAC a publicar a referida colaboração em meio digital, sem implicância de pagamento de direitosautorais ou taxas aos autores.
b. Declaração de ineditismo e autoria
Atesto que o artigo ora submetido à Revista Eletrônica da ANPHLAC, intitulado "________________________", de minha autoria, nunca foi publicado anteriormente, na íntegra ou em partes, dentro do país. Vindo a ser publicado na Revista Eletrônica da ANPHLAC, comprometo-me a não republicá-lo em qualquer outro veículo editorial.