Pensamento da America: campo intelectual, ideias e dilemas de um suplemento cultural

Autores

  • Livia Lopes Neves Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maria de Fátima Fontes Piazza Universidade Federal de Santa Catarina / Professora do PPGH - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.46752/anphlac.12.2012.1339

Resumo

O presente artigo tem como objetivo mostrar a importância do suplemento Pensamento da América (1941-1948), do jornal A Manhã, especialmente no período que esteve sob a direção do escritor, poeta e diplomata Rui Ribeiro Couto, para a aproximação cultural entre o campo intelectual brasileiro e o dos países de língua espanhola. O suplemento visava construir uma americanidade, ou seja, integrar as três Américas: a lusófona, a hispanófona e a anglófona, sem olvidar a indoamérica e a afroamérica. Este periódico divulgou a produção cultural das Américas: literatura (poesia e prosa), artes visuais (pintura, escultura, arquitetura, fotografia) e divulgou ícones da política e da cultura do continente, Além das teses que circulavam no mundo ibero-americano, como a cubanidade de Fernando Ortiz ou a “civilização” e “barbárie” de Sarmiento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Livia Lopes Neves, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é bolsista do CNPq, em nível de mestrado, no Programa de Pós-Graduação em História/UFSC, vinculada à linha de pesquisa Políticas da Escrita, da Imagem e da Memória e ao Laboratório de História e Arte.

Maria de Fátima Fontes Piazza, Universidade Federal de Santa Catarina / Professora do PPGH - UFSC

Doutora em História e professora do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina. Desenvolve pesquisas sobre História dos Intelectuais, com ênfase em estudos epistolográficos, periódicos culturais e artes visuais.

Downloads

Publicado

2012-12-04

Como Citar

Neves, L. L., & Piazza, M. de F. F. (2012). Pensamento da America: campo intelectual, ideias e dilemas de um suplemento cultural. Revista Eletrônica Da ANPHLAC, (12), 280–305. https://doi.org/10.46752/anphlac.12.2012.1339