La trampa pantanosa – as crônicas de Conquista na ficção e no ensaio de Juan José Saer

Autores

  • Cristiane Checchia Universidade Federal da Integração Latino-Americana

DOI:

https://doi.org/10.46752/anphlac.17.2014.2170

Resumo

Resumo

No presente artigo, proponho explorar a zona de fronteira entre história, ensaio e ficção na obra do escritor argentino Juan José Saer (1937-2005), enfocando a forma como sua escrita é mobilizada pela leitura das crônicas de Conquita. A análise dedica-se principalmente ao ensaio El río sin orillas (publicado originalmente em 1991) e ao conto “Paramnésia” (de 1967), atentando para a matéria comum entre o registro ensaístico e a prosa ficcional do autor, mas sublinhado também a linha tênue que os diferencia. Tal leitura permitirá, por um lado, compreender questões específicas do projeto literário de Saer, mas também, e por outro lado, possibilitará uma reflexão mais ampla acerca das imagens da Conquista da América e da dimensão narrativa da investigação sobre o passado, realizada diferentemente no campo da Literatura e da História.

Palavras-chave: ensaio literário; literatura argentina contemporânea; crônicas de Conquista, Juan José Saer.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Checchia, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Professora de Literatura do curso de Letras, Artes e Mediação Cultural da Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)

Doutora em Letras (àrea de concentração Literatura Hispano-Americana) pelo Departamento de Letras Modernas da USP (Universidade de São Paulo)

Graduada e Mestre em Historia pelo Departamento de Historia da USP

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2015-03-22

Como Citar

Checchia, C. (2015). La trampa pantanosa – as crônicas de Conquista na ficção e no ensaio de Juan José Saer. Revista Eletrônica Da ANPHLAC, (17), 6–32. https://doi.org/10.46752/anphlac.17.2014.2170