O cinema é a arma do negócio: uma análise histórica do filme "Iwo Jima, o portal da glória" no início da Guerra Fria

Autores

  • Flávio Vilas-Bôas Trovão UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO

DOI:

https://doi.org/10.46752/anphlac.15.2013.1462

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa que investiga as relações entre cinema e guerra nos Estados Unidos no período conhecido como Guerra Fria. A análise histórica de "Iwo Jima, Portal da Glória", filme estrelado por Jonh Wayne no início dos anos 1950, é entendido como fonte para a discussão das questões sociais e políticas presentes na sociedade americana da época. Entre os temas abordados no filme se destacam o papel e modelo da família americana e as ações de guerra travadas pelo país em ilhas japonesas durante a Segunda Guerra Mundial. O final da década de 1940 e início da seguinte marcaram a expansão da indústria bélica dos Estados Unidos e no filme analisado percebe-se a elaboração de um discurso de engrandecimento das ações de guerra promovidas em território estrangeiro e a (re)afirmação de um modelo tradicional familiar. Nesse contexto, o filme é concebido, também, como meio de  propaganda política e representação da aproximação dos dois setores industriais privilegiados ao longo segunda metade do século XX: a indústria bélica e a cinematográfica.

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Biografia do Autor

Flávio Vilas-Bôas Trovão, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO

Professor Adjunto do Departamento de História do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFMT, Campus Rondonópolis.

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Publicado

2014-03-06

Como Citar

Trovão, F. V.-B. (2014). O cinema é a arma do negócio: uma análise histórica do filme "Iwo Jima, o portal da glória" no início da Guerra Fria. Revista Eletrônica Da ANPHLAC, (15), 250–281. https://doi.org/10.46752/anphlac.15.2013.1462