O cinema é a arma do negócio: uma análise histórica do filme "Iwo Jima, o portal da glória" no início da Guerra Fria

Authors

  • Flávio Vilas-Bôas Trovão UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO

DOI:

https://doi.org/10.46752/anphlac.15.2013.1462

Abstract

Este artigo é parte de uma pesquisa que investiga as relações entre cinema e guerra nos Estados Unidos no período conhecido como Guerra Fria. A análise histórica de "Iwo Jima, Portal da Glória", filme estrelado por Jonh Wayne no início dos anos 1950, é entendido como fonte para a discussão das questões sociais e políticas presentes na sociedade americana da época. Entre os temas abordados no filme se destacam o papel e modelo da família americana e as ações de guerra travadas pelo país em ilhas japonesas durante a Segunda Guerra Mundial. O final da década de 1940 e início da seguinte marcaram a expansão da indústria bélica dos Estados Unidos e no filme analisado percebe-se a elaboração de um discurso de engrandecimento das ações de guerra promovidas em território estrangeiro e a (re)afirmação de um modelo tradicional familiar. Nesse contexto, o filme é concebido, também, como meio de  propaganda política e representação da aproximação dos dois setores industriais privilegiados ao longo segunda metade do século XX: a indústria bélica e a cinematográfica.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Flávio Vilas-Bôas Trovão, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO

Professor Adjunto do Departamento de História do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFMT, Campus Rondonópolis.

References

BERNSTEIN, M. (org). Controlling Hollywood. Censorship and regulation in the Studio Era. New Jersey: Rutgers University Press, 1999.

CAPELATO, Maria Helena et al. História e Cinema. São Paulo: Alameda, 2007.

CHOMSKY, Noam. O que o Tio Sam realmente quer. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1999.

FERRO, Marc. Cinema e História. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

FURMHAMMAR, Leif; ISAKSSON, Folke. Cinema e política. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.

GADDIS, John Lewis. A Guerra Fria. Lisboa: Edições 70, 2005.

HARVEY, David. O novo imperialismo. São Paulo: Loyola, 2004.

HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos. O breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

KARNAL, Leandro (et. all.). História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI. São Paulo: Contexto, 2011.

LEFFLER, M. For the soul of mankind. The United States, the Soviet Union and the Cold War. New York: Hill and Wang, 2007.

MATTOS, A. C. Gomes. Publique-se a lenda: a história do western. Rio de Janeiro: Rocco, 2004.

MASCARELLO, F. (org). História do cinema mundial.Campinas: Papirus, 2006.

MAY, Lary. The Big Tomorrow. Hollywood and the politics of the American Way. Chicago: University of Chicago Press, 2000.

NEWMAN, S. P. ‘Is that you John Wayne? Is this me?’ Myth and meaning in American representations of the Vietnam War. American Studies Today, 2008. Disponível em: http://www.americansc.org.uk/Online/Newman.htm. Acesso: 24/10/2013.

PEREIRA, Wagner. O poder das imagens. Cinema e política nos governos de Adolf Hitler e Franklin D. Roosevelt (1933-1945). São Paulo: Alameda, 2012.

RAMOS, Fernão Pessoa (Org.). Teoria contemporânea do cinema: documentários e narrativa ficcional. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2004.

p. 277-301.

ROSENSTONE, Robert A. A história nos filmes, os filmes na história. São Paulo: Paz e Terra, 2010. 262p.

SORLIN, Pierre. The cinema: the american weapon for the Cold War. Film History: an International Journal, New Jersey, v. 14, n. 3/4, p. 875-381, 2002.

SOUZA, A. C. Cinema no contexto da Guerra Fria (1948-1969) ou como transformar o comunismo em ameaça mundial. em: TRANSIT CIRCLE: Revista brasileira de estudos americanos. V. 4. Niterói: ABEA e Contra Capa, 2005. p.96-123.

TROVÃO, Flávio. O exército inútil de Robert Altman: cinema e política. São Paulo: Anadarco, 2010.

XAVIER, Ismail. (org). A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Edições Graal: Embrafilmes, 1983.

____. O olhar e a cena. Melodrama, Holywood, Cinema Novo, Nelson Rodrigues. São Paulo: Cossac Naif, 2003.

VIRILIO, Paul. Guerra e cinema. Logística da percepção. São Paulo: Boitempo, 2005.

Published

2014-03-06

How to Cite

Trovão, F. V.-B. (2014). O cinema é a arma do negócio: uma análise histórica do filme "Iwo Jima, o portal da glória" no início da Guerra Fria. Revista Eletrônica Da ANPHLAC, (15), 250–281. https://doi.org/10.46752/anphlac.15.2013.1462