A representação da crise do Período Especial em Cuba na obra Trilogia suja de Havana

Autores

  • Giselle Cristina dos Anjos Santos Mestre em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo da Universidade Federal da Bahia (PPGNEIM - UFBA).

DOI:

https://doi.org/10.46752/anphlac.17.2014.2165

Resumo

Resumo

A sociedade cubana vivenciou inúmeras transformações na esfera social, a partir da revolução socialista de 1959. Com o desaparecimento da União Soviética, seu principal aliado político e econômico, a sociedade cubana adentrou em uma grande crise econômica no início da década de 1990, denominada como “Período Especial”. Esse processo evidenciou o reaparecimento de antigos fenômenos sociais considerados extintos, como o fenômeno da prostituição (jineterismo). Este artigo busca discutir as representações sociais construídas sobre a crise econômica e os diferentes atores sociais inseridos nesse contexto, por meio da obra Trilogia suja de Havana (1998) de Pedro Juan Gutiérrez.

Palavras-chave: Cuba; representação; crise; Pedro Juan Gutiérrez; período especial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giselle Cristina dos Anjos Santos, Mestre em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo da Universidade Federal da Bahia (PPGNEIM - UFBA).

Possui bacharelado e licenciatura em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo da Universidade Federal da Bahia (PPGNEIM - UFBA), com a pesquisa “Mulheres negras em Cuba: Representações sociais em tempos de crise (1990-2012)” sob financiamento da CAPES. Autora da publicação "Somos todas rainhas" (2012).

Downloads

Publicado

2015-03-22

Como Citar

Santos, G. C. dos A. (2015). A representação da crise do Período Especial em Cuba na obra Trilogia suja de Havana. Revista Eletrônica Da ANPHLAC, (17), 139–168. https://doi.org/10.46752/anphlac.17.2014.2165