A representação da crise do Período Especial em Cuba na obra Trilogia suja de Havana
DOI:
https://doi.org/10.46752/anphlac.17.2014.2165Abstract
Resumo
A sociedade cubana vivenciou inúmeras transformações na esfera social, a partir da revolução socialista de 1959. Com o desaparecimento da União Soviética, seu principal aliado político e econômico, a sociedade cubana adentrou em uma grande crise econômica no início da década de 1990, denominada como “Período Especial”. Esse processo evidenciou o reaparecimento de antigos fenômenos sociais considerados extintos, como o fenômeno da prostituição (jineterismo). Este artigo busca discutir as representações sociais construídas sobre a crise econômica e os diferentes atores sociais inseridos nesse contexto, por meio da obra Trilogia suja de Havana (1998) de Pedro Juan Gutiérrez.
Palavras-chave: Cuba; representação; crise; Pedro Juan Gutiérrez; período especial.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
a. Cessão de direitos autorais
Venho, por meio desta, ceder em caráter definitivo os direitos autorais do artigo "____________", de minha autoria, à Revista Eletrônica da ANPHLAC e afirmo estar ciente de que estou sujeito às penalidades da Lei de Direitos Autorais (Nº9609, de 19/02/98) no caso de sua infração. Autorizo a Revista Eletrônica da ANPHLAC a publicar a referida colaboração em meio digital, sem implicância de pagamento de direitosautorais ou taxas aos autores.
b. Declaração de ineditismo e autoria
Atesto que o artigo ora submetido à Revista Eletrônica da ANPHLAC, intitulado "________________________", de minha autoria, nunca foi publicado anteriormente, na íntegra ou em partes, dentro do país. Vindo a ser publicado na Revista Eletrônica da ANPHLAC, comprometo-me a não republicá-lo em qualquer outro veículo editorial.