Esta é uma versão desatualizada publicada em 2020-12-16. Leia a versão mais recente.

Documentário e memória: os usos do testemunho em Nostalgia de la luz

Autores

  • Samuel Torres Bueno UFOP

DOI:

https://doi.org/10.46752/anphlac.29.2020.3908

Palavras-chave:

Mem´oria, Testemunho, Patrício Guzman, Ditadura chilena

Resumo

Neste artigo visamos esboçar uma chave de leitura do documentário Nostalgia de la Luz, do chileno Patricio Guzmán, a partir da identificação dos possíveis usos da memória observáveis ali. Esse filme, um dos mais notórios da filmografia de Guzmán, busca interligar as atividades de três grupos que possuem o deserto do Atacama como cenário da investigação do passado: os astrônomos, os arqueólogos e as mulheres que, vasculhando aquela imensidão árida almejam encontrar os restos dos seus familiares desaparecidos pela ditadura militar no Chile. Além disso, há a presença de sobreviventes dos campos de tortura e extermínio daquele regime autoritário. Dessa maneira, os nossos propósitos são: destrinchar como o documentário trabalha com os depoimentos dos seus personagens; o que poderia significar esse trabalho da memória; quais são os sentidos plausíveis dos testemunhos da obra, e quais são as práticas memorialísticas realizadas pelo documentário

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUIAR, Carolina Amaral de. A História Objeto do Filme, o Filme Objeto da História. In: Paixão de Memória: Patricio Guzmán. São Paulo: Instituto Vladmir Herzog, 2017, p. 14-23.

AGUIAR, Carolina Amaral de. O Chile na Obra de Chris Marker: Um Olhar para a Unidade Popular desde a França. 2013. Tese (Doutorado em História Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-13082013-144044/pt-br.php. Acesso em: 12 ago. 2020.

BARRENHA, Natalia Christofoletti. Herdeiros do Exílio: Memória e Subjetividade em Três Documentários Chilenos Contemporâneos. In: Doc On-line, nº 15, dez. 2013, p.195-228. Disponível em. http://doc.ubi.pt/15/dossier_natalia_barrenha.pdf. Acesso em: 12 ago. 2020.

BASILE, Teresa; CHIANI, Miriam. Introduccíon. In: ______ (orgs). Voces de La Violencia: Avatares del Testimonio en el Cono Sur. EDULP, La Plata, 2020, p. 8-31

BAUER, Caroline Silveira. Brasil e Argentina: Ditaduras, Desaparecimentos e Políticas de Memória. 2ª edição. Porto Alegre: Medianiz, 2014a, 330 p.

BAUER, Caroline Silveira. Como Será o Passado? História, Historiadores e a Comissão Nacional da Verdade. Jundiaí, SP, Paco, 2017, 240 p.

BISPO, Bruno Vilas Boas. Imagens de uma Utopia Latino-americana: A Batalha do Chile, Filme de Patricio Guzmán. Curitiba, Appris, 2019, 219 p.

CÓRTES, Carolina Pizarro. Formas Narrativas del Testimonio. In: CAPPELLINI, Serena; SCARABELLI, Laura (orgs). Donde No Habite El Olvido: Herencia Y Transmisión Del Testimonio En Chile. Di/Segni, Milão, 2017, p. 23-42.

DÁVILA, Ignacio Del Valle. O Conceito De "Novidade" No Projeto Do Nuevo Cine Latinoamericano. In: Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 26, n. 51, p. 173-192, ago. 2013. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/7197. Acesso em: 12 ago. 2020.

DÁVILA, Ignacio Del Valle. Os Esquecidos Anos 1980: Patricio Guzmán e a Resistência Espiritual Latinoamericana. In: Paixão de Memória: Patricio Guzmán. São Paulo: Instituto Vladmir Herzog, 2017, p.24-35.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Ante el Tiempo: Historia del Arte y Anacronismo de las Imágenes. 3ª edição. Adriana Hidalgo Editora: Buenos Aires, 2011.

DORFMAN, Ariel. O Longo Adeus A Pinochet. Trad. de Rosa Freire d’Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras, 2003, 200 p.

FRANCO, Marina; LEVÍN, Florencia. El Pasado Cercano En Clave Historiográfica. In: ______ (orgs). Historia Reciente: Perspectivas y Desafíos Para Un Campo En Construcción. Buenos Aires, Editorial Paidós, 2007, p. 31-65.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar, Escrever, Esquecer. São Paulo: Editora 34, 2006, 224 p.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. O Preço de uma Reconciliação Extorquida. In: TELES, Edson; SAFATLE, Vladimir (orgs). O Que Resta da Ditadura: A Exceção Brasileira. São Paulo: Boitempo, 2010, p.177-186.

GINZBURG, Jaime. A Interpretação do Rastro em Walter Benjamin. In: Walter Benjamin, Rastro, Aura e História. ______; SEDLMAYER, Sabrina (orgs). Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012, p. 107-132.

GUZMÁN, Patricio. Filmar O Que Não Se Vê: Um Modo de Fazer Documentários. Trad. de José Feres Sabino. São Paulo: Edições Sesc, 2017, 288 p.

HUYSSEN, Andreas. Prólogo: Medios y Memoria. In: FELD, Claudia; MOR, Jessica Stites (orgs). El Pasado Que Miramos: Memoria E Imagen Ante La Historia Reciente. Buenos Aires, Paidós, 2009, p. 15-23.

JELIN, Elizabeth. Los Trabajos de La Memoria. Siglo XXI: Madrid, 2002, 147 p.

LIRA, Elizabeth. Reflexiones Sobre Memoria y Olvido Desde Una Perspectiva Psicohistórica. In: GARCÉS, Mario; MILOS, Pedro; OLGUÍN, Myriam; PINTO, Julio; ROJAS,María Teresa; URRUTIA, Miguel (orgs). Memoria Para Un Nuevo Siglo: Chile, Miradas a la Segunda Mitad del Siglo XX. Santiago: LOM Ediciones, 2000, p. 61-92.

NICHOLS, Bill. Introdução Ao Documentário. Trad. de Mônica Sandy Martins. 6ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2016, 336 p.

PADRÓS, Enrique Serra. Memória e Esquecimento Das Ditaduras De Segurança Nacional: Os Desaparecidos Políticos. In: História Em Revista, Pelotas, nº 10, dez. 2004, p.1-16. Disponível em:

https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/HistRev/article/view/11658/7488. Acesso em: 12 ago. 2020.

RICHARD, Nelly. Crítica de La Memoria. Santiago: Ediciones Universidad Diego Portales, 2010, 270 p.

SÁNCHEZ, Ana María Amar. El Narrador, El Testigo, La Víctima: Los Sujetos Del Testimonio. In: BASILE, Teresa; CHIANI, Miriam (orgs). oces de La Violencia: Avatares del Testimonio en el Cono Sur. EDULP, La Plata, p. 33-52.

SARLO, Beatriz. Tempo Passado: Cultura da Memória e Guinada Subjetiva. Trad. de Rosa Freire D’aguiar. São Paulo: Companhia das Letras; Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007, 136 p.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. Ficção E Imagem, Verdade E História: Sobre A Poética Dos Rastros. In: Dimensões, Vitória, vol. 30, 2013, p. 17-51. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/dimensoes/article/view/6144. Acesso em 12 ago. 2020.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. Narrar o Trauma: a Questão dos Testemunhos de Catástrofes Históricas. In: Psicologia Clínica, Rio de Janeiro, 2008, vol.20, n.1, p..65-82. Disponível em:https://www.scielo.br/pdf/pc/v20n1/05. Acesso em: 12 ago. 2020.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. Testemunho E A Política Da Memória: O Tempo Depois Das Catástrofes. In: Projeto História, São Paulo, v. 30, dez. 2005, p.71-98. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/revph/article/view/2255/1348. Acesso em: 12 ago. 2020.

SHAFIR, Isabel Piper. Memorias de La Violencia Política En Chile: 1970-2014. In: Anos 90, Porto Alegre, v.22, nº 42, dez. 2015, p.179-191. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/anos90/article/view/52958/36146. Acesso em: 12 ago. 2020.

TODOROV, Tzvetan. Los Abusos de la Memoria. Barcelona: Ediciones Paidós Ibérica, 2000, 109 p.

TOMAIM, Cássio dos Santos. O Documentário Como Mídia De Memória: Afeto, Símbolo E Trauma Como Estabilizadores Da Recordação. In: Significação: Revista de Cultura Audiovisual, São Paulo, v. 43, n. 45, p. 96-114, ago. 2016. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/111443. Acesso em 12 ago. 2020.

VALENZUELA, Valeria. Yo Te Digo que El Mundo Es Así: Giro Performativo en el Documental Chileno Contemporáneo. In: Doc On-Line, Covilhã, nº 01, dez/ 2006, p.6-22. Disponível em: http://doc.ubi.pt/01/artigo_valeria_valenzuela.pdf. Acesso em: 12 ago. 2020.

VINYES, Richard. Sobre Vítimas e Vazios, Ideologias e Reconciliações, Privatizações e Impunidades. In: QUADRAT, Samantha Viz; ROLLEMBERG, Denise (orgs). História e Memória das Ditaduras do Século XX. Volume 2. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2015, p. 224-244.

Downloads

Publicado

2020-12-16

Versões

Como Citar

Bueno, S. T. (2020). Documentário e memória: os usos do testemunho em Nostalgia de la luz . Revista Eletrônica Da ANPHLAC, 20(29), 127–156. https://doi.org/10.46752/anphlac.29.2020.3908