Construção da confiança na América Latina: do Grupo de Contadora ao Grupo do Rio (1983-1990)
DOI:
https://doi.org/10.46752/anphlac.15.2013.1442Abstract
O artigo demonstra a importância que o Grupo de Contadora, formado pela Colômbia, México, Panamá e Venezuela em 1983 para ajudar nas negociações de paz na América Central, teve para formar em torno de si um mecanismo de consulta política de grande significação para a superação de antigas rivalidades e para a construção de um ambiente de confiança e cooperação na política latino-americana. Dentre as realizações que foram possibilitadas por esse processo, destacamos a introdução do Brasil, que tradicionalmente despertara desconfiança e temores em seus vizinhos, no conjunto das iniciativas multilaterais da América Latina. Nesse movimento, transparece o protagonismo da Venezuela e a importância das relações bilaterais com o Brasil.Downloads
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
a. Cessão de direitos autorais
Venho, por meio desta, ceder em caráter definitivo os direitos autorais do artigo "____________", de minha autoria, à Revista Eletrônica da ANPHLAC e afirmo estar ciente de que estou sujeito às penalidades da Lei de Direitos Autorais (Nº9609, de 19/02/98) no caso de sua infração. Autorizo a Revista Eletrônica da ANPHLAC a publicar a referida colaboração em meio digital, sem implicância de pagamento de direitosautorais ou taxas aos autores.
b. Declaração de ineditismo e autoria
Atesto que o artigo ora submetido à Revista Eletrônica da ANPHLAC, intitulado "________________________", de minha autoria, nunca foi publicado anteriormente, na íntegra ou em partes, dentro do país. Vindo a ser publicado na Revista Eletrônica da ANPHLAC, comprometo-me a não republicá-lo em qualquer outro veículo editorial.