Mestiçagem e questão indígena no Porfiriato: identidade e alteridade nas obras de Justo Sierra
DOI:
https://doi.org/10.46752/anphlac.14.2013.1232Resumen
Este artigo tem por objetivo discutir a construção de uma identidade nacional no México nos textos do intelectual e político Justo Sierra (1848-1912). Em suas obras, ao mesmo tempo em que defendeu o mestiço como elemento dinâmico do desenvolvimento nacional, qualificou o indígena como signo do atraso mexicano. Essa visão da sociedade de seu país se alicerçou sobre uma interpretação da história nacional, influente não apenas durante o Porfiriato (1876-1910), período em que escreveu suas principais obras, mas também sobre as décadas posteriores à Revolução Mexicana de 1910, quando a mestiçagem foi vista como um valor positivo para o país e o mestiço como símbolo nacional.
Palavras-chave: México, Identidade Nacional, Mestiçagem.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
a. Cessão de direitos autorais
Venho, por meio desta, ceder em caráter definitivo os direitos autorais do artigo "____________", de minha autoria, à Revista Eletrônica da ANPHLAC e afirmo estar ciente de que estou sujeito às penalidades da Lei de Direitos Autorais (Nº9609, de 19/02/98) no caso de sua infração. Autorizo a Revista Eletrônica da ANPHLAC a publicar a referida colaboração em meio digital, sem implicância de pagamento de direitosautorais ou taxas aos autores.
b. Declaração de ineditismo e autoria
Atesto que o artigo ora submetido à Revista Eletrônica da ANPHLAC, intitulado "________________________", de minha autoria, nunca foi publicado anteriormente, na íntegra ou em partes, dentro do país. Vindo a ser publicado na Revista Eletrônica da ANPHLAC, comprometo-me a não republicá-lo em qualquer outro veículo editorial.