Urdiduras Continentais no debate acerca do Mission Style. Notas sobre o Pan-Americanismo na Arquitetura Neocolonial
DOI:
https://doi.org/10.46752/anphlac.10.2011.1293Resumen
A arquitetura neocolonial foi produzida com ênfase, no Brasil, entre os anos de 1910 e 1950. Embora defendida por arquitetos e intelectuais brasileiros como “produto legítimo” de uma cultura brasileira, podemos notar, sob outro ponto de vista, que ela revela o contato do Brasil com todo o continente americano por meio das similaridades de suas formas e de seu discurso. De fato, durante a década de 1920 o suposto caráter homogêneo e nacional do neocolonial arrefeceu através da introdução de conceitos espaciais, ornamentos e modelos arquitetônicos de matriz hispano-estadunidense conhecidos como mission style. A combinação do mission style com o neocolonial brasileiro produziu uma arquitetura nova, com um caráter pan-americano mais explícito, agregando valores e imagens comuns a todas as Américas, mas sobretudo, dos Estados Unidos em seu bojo. O objetivo principal deste artigo é, assim, discutir as origens desse "neocolonial pan-americano”. Para tanto, analisam-se arquitetos, livros, manuais e universidades que, do Brasil, olharam para toda a América tentando encontrar respostas políticas e estéticas para esta questão. Em especial, o trabalho destaca a presença dos Estados Unidos nessa pan-americanização da arquitetura, pois foi o país que enviou as fontes mais influentes para sua feitura.Descargas
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Venho, por meio desta, ceder em caráter definitivo os direitos autorais do artigo "____________", de minha autoria, à Revista Eletrônica da ANPHLAC e afirmo estar ciente de que estou sujeito às penalidades da Lei de Direitos Autorais (Nº9609, de 19/02/98) no caso de sua infração. Autorizo a Revista Eletrônica da ANPHLAC a publicar a referida colaboração em meio digital, sem implicância de pagamento de direitosautorais ou taxas aos autores.
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