A diplomacia regional americana do Brasil durante o Império: entre a Europa e os vizinhos hemisféricos
DOI:
https://doi.org/10.46752/anphlac.3.2003.1413Resumen
Ensaio de caráter histórico sobre as relações políticas e econômicas (com ênfase no comércio) do Brasil imperial com os demais países do hemisfério americano, destacando a cuidadosa balança de interesses seguida pela diplomacia monárquica, entre
as tendências republicanas no continente e as vinculações com as potências européias. O Império oscilou entre uma política intervencionista (seguida no Prata, quando isto se
revelou necessário para atender interesses específicos de equilíbrio regional e de acesso às províncias do interior) e um relativo isolamento das demais repúblicas. A aproximação com a potência do norte, os Estados Unidos, é perseguida, mas não em detrimento das relações com os países da Europa.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
a. Cessão de direitos autorais
Venho, por meio desta, ceder em caráter definitivo os direitos autorais do artigo "____________", de minha autoria, à Revista Eletrônica da ANPHLAC e afirmo estar ciente de que estou sujeito às penalidades da Lei de Direitos Autorais (Nº9609, de 19/02/98) no caso de sua infração. Autorizo a Revista Eletrônica da ANPHLAC a publicar a referida colaboração em meio digital, sem implicância de pagamento de direitosautorais ou taxas aos autores.
b. Declaração de ineditismo e autoria
Atesto que o artigo ora submetido à Revista Eletrônica da ANPHLAC, intitulado "________________________", de minha autoria, nunca foi publicado anteriormente, na íntegra ou em partes, dentro do país. Vindo a ser publicado na Revista Eletrônica da ANPHLAC, comprometo-me a não republicá-lo em qualquer outro veículo editorial.