Amazônia: defesa e segurança de região prioritária
DOI:
https://doi.org/10.46752/anphlac.16.2014.1597Resumen
Este trabalho versa sobre a segurança e a defesa da fronteira Amazônica, em especial, durante a Operação Ágata 4 realizada entre os dias 02 e 17 de maio de 2012 na Amazônia setentrional. A operação, estruturada pelas diretrizes da Estratégia Nacional de Defesa e pelo Plano Estratégico de Fronteiras, ocorreu na fronteira entre o Brasil e os seguintes países: Guiana, Guiana Francesa, Suriname e Venezuela. Entre os objetivos do Governo Federal, das Forças Armadas e dos órgãos de segurança pública estava a contenção dos ilícitos transnacionais na região. A Amazônia possui pluralidade de contextos e é área prioritária para o Estado Brasileiro.Descargas
Citas
BUZAN, Barry; HANSEN, Lene. The evolution of international security studies. New York: Cambridge University Press, 2009.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, 1988.
COLLINS, Alan. Contemporary security studies. Oxford: Oxford University press.
COSTA, Kelerson Semerene. Apontamentos sobre a formação histórica da Amazônia: uma abordagem continental. Série de Estudos e Ensaios/Ciências Sociais/FLACSO-Brasil – junho/2009, p. 1-25
FREITAS, Robson Rodrigues. A aviação de caça no policiamento da Amazônia: hipótese de aplicação do poder de polícia pela Força Aérea Brasileira. Boa Vista: UFRR, 2011.
GAMA, Marcos Vinicius Pinta. O Conselho de Defesa Sul-Americano e sua instrumentalidade. In: JOBIM, Nelson. et al. Segurança Internacional: perspectivas brasileiras. Rio de Janeiro: FGV, 2010.
JOBIM, Nelson. Et al. Segurança Internacional: perspectivas brasileiras. Rio de Janeiro: FGV, 2010.
JUNGMANN, Raul. Estratégia Nacional de Defesa. In: In: JOBIM, Nelson. et al. Segurança Internacional: perspectivas brasileiras. Rio de Janeiro: FGV, 2010.
MATOS, Carlos de Meira. Uma geopolítica pan-amazônica. Rio de Janeiro: J. Olympio;
Brasília: INL, 1980.
PROCÓPIO, Argemiro. Subdesenvolvimento sustentável. 2ª ed., Curitiba: Juruá, 2008.
ROTHENBURG, Denise. Forças desafinadas. In: Correio Braziliense, Brasília, 30 dez. 2013.
VILLAS BÔAS, Eduardo. Construindo hipóteses de emprego na Amazônia. In: JOBIM, Nelson. et al. Segurança Internacional: perspectivas brasileiras. Rio de Janeiro: FGV, 2010.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
a. Cessão de direitos autorais
Venho, por meio desta, ceder em caráter definitivo os direitos autorais do artigo "____________", de minha autoria, à Revista Eletrônica da ANPHLAC e afirmo estar ciente de que estou sujeito às penalidades da Lei de Direitos Autorais (Nº9609, de 19/02/98) no caso de sua infração. Autorizo a Revista Eletrônica da ANPHLAC a publicar a referida colaboração em meio digital, sem implicância de pagamento de direitosautorais ou taxas aos autores.
b. Declaração de ineditismo e autoria
Atesto que o artigo ora submetido à Revista Eletrônica da ANPHLAC, intitulado "________________________", de minha autoria, nunca foi publicado anteriormente, na íntegra ou em partes, dentro do país. Vindo a ser publicado na Revista Eletrônica da ANPHLAC, comprometo-me a não republicá-lo em qualquer outro veículo editorial.