Impressões de uma guerra: o discurso de O Estado de S. Paulo sobre a guerra de independência cubana (1895-1898).
DOI:
https://doi.org/10.46752/anphlac.20.2016.2488Resumen
Em comparação com os demais países da América Latina, Cuba obteve tardiamente sua independência em relação à Espanha e, mesmo assim, não a conseguiu por completo, já que a intervenção norte-americana no conflito gerou uma tutela que perdurou por alguns anos. Contudo, apesar de seu caráter sui generis e de sua importância para o continente americano, a independência cubana não recebeu grande atenção da historiografia brasileira, contando com pouquíssimos estudos dedicados ao tema. Assim, este artigo busca discutir o processo de independência cubana, desenvolvida entre os anos de 1895 e 1898, sob a perspectiva do periódico O Estado de S. Paulo. Procuraremos, fundamentalmente, compreender como o jornal paulista se posicionou em relação ao conflito e à posterior intervenção norte-americana, quais foram os aspectos privilegiados, a análise e construção crítica de cada envolvido e se houve mudanças no posicionamento em relação aos mesmos.
Descargas
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
a. Cessão de direitos autorais
Venho, por meio desta, ceder em caráter definitivo os direitos autorais do artigo "____________", de minha autoria, à Revista Eletrônica da ANPHLAC e afirmo estar ciente de que estou sujeito às penalidades da Lei de Direitos Autorais (Nº9609, de 19/02/98) no caso de sua infração. Autorizo a Revista Eletrônica da ANPHLAC a publicar a referida colaboração em meio digital, sem implicância de pagamento de direitosautorais ou taxas aos autores.
b. Declaração de ineditismo e autoria
Atesto que o artigo ora submetido à Revista Eletrônica da ANPHLAC, intitulado "________________________", de minha autoria, nunca foi publicado anteriormente, na íntegra ou em partes, dentro do país. Vindo a ser publicado na Revista Eletrônica da ANPHLAC, comprometo-me a não republicá-lo em qualquer outro veículo editorial.