Concretizar a união e a estabilidade: Carlos María Ramírez e os usos da independência uruguaia para a construção da nação no século XIX
DOI:
https://doi.org/10.46752/anphlac.31.2021.3960Palabras clave:
Nação, Intelectuais, UruguaiResumen
O objetivo deste artigo é tratar sobre o uso dos elementos históricos, próprios da independência nacional uruguaia (1811-1828), por parte do escritor Carlos María Ramírez (1848-1898) durante a segunda metade do século XIX naquele país. Nesse sentido, buscamos compreender como este intelectual, mediante tais mobilizações contidas em diversos escritos seus, propôs a estabilidade política ao longo especificamente do último terço do oitocentos. Assim, acreditamos que, ao recorrer, abrangentemente, aos diversos símbolos, eventos e personalidades do processo de emancipação uruguaia, Ramírez buscou defender a pacificação e a união nacionais como forma de se concretizar, simbolicamente, a libertação e a autonomia do país em relação às guerras civis e ao autoritarismo internos, e, também, às intervenções estrangeiras históricas. Desse modo, tais recorrências ao passado foram realizadas em um contexto no qual a nação ainda estava em vias de consolidação, intencionando, assim, concluir um processo histórico e político que, para ele, ainda parecia inacabado.
Descargas
Citas
ACEVEDO, Eduardo. Anales Históricos del Uruguay. T. IV. Montevidéu: Barreiro y Ramos, 1934.
______. Anales Históricos del Uruguay. T. I. Montevidéu: Barreiro y Ramos, 1933.
ACHUGAR, Hugo. Planetas sem boca: escritos efêmeros sobre arte, cultura e literatura. Tradução: Lyslei Nascimento. Belo Horizonte:
Editora UFMG, 2006.
ALTAMIRANO, Carlos. Introducción general. In: ALTAMIRANO, Carlos (dir.). Historia de los intelectuales en America Latina. V. 1, Buenos
Aires: Katz, 2008, p. 9-27.
______. Para un programa de historia intelectual y otros ensayos. Buenos Aires: Siglo XXI Editores, 2005.
ARDAO, Arturo. Etapas de la inteligencia uruguaya. Montevidéu: UDELAR/Atenas, 1971.
BARRAN, José Pedro. Apogeo y crisis del Uruguay pastoril y caudillesco: 1839-1875. Tomo 4. 2ª ed. Montevidéu: EBO, 1975.
BONAVITA, Luis. Prólogo. In: RAMÍREZ, Carlos Maria. Artigas. 2ª. Ed. Montevidéu: Biblioteca Artigas, [1884] 1953.
CAETANO, Gerardo. História mínima de Uruguay. 1ª ed (2019-impresso). Ciudad de México, El Colégio de México: 2020, E-book. Disponível em: https://play.google.com/books/reader?id=gWzNDwAAQBAJ&hl=pt-BR&printsec=frontcover&pg=GBS.PT3.w.1.0.1. Acesso em: 14 de abr. 2021.
CAETANO, Gerardo. Identidad nacional y imaginário colectivo en Uruguay. La sintesis perdurable del centenario. In: ACHUGAR, Hugo; CAETANO, Gerardo (Orgs.). Identidad uruguaya: mito, crisis o afirmación? 3ª. ed, Montevidéu: Ediciones Trilce, 1993, p. 75-96.
CAETANO, Gerardo; RILLA, José. Historia contemporânea del Uruguay: de la Colonia al Mercosur. Montevidéu: Fin de Siglo, 1994.
CAETANO, Gerardo; RILLA, José. El sistema de partidos: raíces y permanencias. Cuadernos del CLAEH, n. 31, Montevidéu, p. 81-98, 1984.
DEMASI, Carlos. La figura de Artigas en la construcción del primer imaginário nacional (1875-1900). In: FREGA, Ana; ISLAS, Ariadna (Orgs.). Nuevas miradas en torno al artiguismo. Montevidéu, FHCE/UDELAR, 2001, p. 340-351.
FERNANDEZ SALDAÑA, José M. Diccionario uruguayo de biografias (1810-1940). Montevidéu: Editorial Amerindia, 1945.
FREGA, Ana. Los significados de la independencia desde la colonia hasta la afirmación del estado-nación. In: CAETANO, Gerardo (Org). Historia Conceptual: voces y conceptos de la política oriental (1750-1870). Montevidéu: EBO, 2013, p. 31-46.
______. Uruguayos y orientales: itinerario de una sintesis compleja. In: CHIARAMONTE, José Carlos [et al]. Crear la Nación. Los nombres de los países de América Latina. Buenos Aires: Editorial Sudamericana, 2008, p. 95-112.
______. La virtud y el poder: la soberania particular de los pueblos en el proyecto artiguista. In: GOLDMAN, Noemí; SALVATORE, Ricardo (Comps.). Caudillismos rioplatenses: nuevas miradas a un viejo problema. Buenos Aires: Eudeba, 2005, p. 101-133.
FUÃO, Juarez José Rodrigues. A construção da memória: os monumentos a Bento Gonçalves e José Artigas. Tese de doutorado. São Leopoldo: Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2009a.
______. Carlos María Ramírez sai em defesa de José Artigas: da crítica à (re)construção do herói oriental. Estudos Ibero-Americanos/PUC-RS, v. 35, n. 2, p. 37-58, jul./dez., 2009b.
GOMES, Ângela de Castro. Escrita de si, escrita da História: a título de prólogo. In: GOMES, Ângela de Castro (Org.). Escrita de si, escrita da História. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004, p. 7-24.
GROS ESPIELL, Héctor. Prólogo. In: RAMÍREZ, Carlos María. Conferencias de Derecho Constitucional (1871). Montevidéu: Ministério de Instrucción Pública y Previsión Social, 1966, p. VII-XLV.
GUERRA, François-Xavier. Modernidad e independencias. Ensayos sobre las revoluciones hispánicas. Madrid: Editorial MAPFRE-S.A., 1992.
HALBWACHS, Maurice. La memoria colectiva. Zaragoza: Prensas Universitarias de Zaragoza, 2004.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução: Tomás Tadeu da Silva & Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.
HARTOG, François. Regimes de historicidade: presentismo e experiências do tempo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013. (Coleção história e historiografia).
HARTOG, François; REVEL, Jacques. Les usages politiques du passé. Paris: École des Hautes Études en Sciences Sociales/SHADYC, 2001.
KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Tradução: Wilma Patrícia Maas; Carlos Almeida Pereira. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-Rio, 2006.
LOCKHART, Washington. Las guerras civiles. Enciclopedia Uruguaya. Montevidéu: Editorial Arca,1968.
MONTERO BUSTAMANTE, Raúl. Prólogo. In: RAMÍREZ, Carlos María. Páginas de Historia. Colección de Clasicos Uruguayos, vol. 152, Montevidéu: Ministério de Educación y Cultura, 1978.
MYERS, Jorge. Los intelectuales latinoamericanos desde la colonia hasta inicio del siglo XX. In: ALTAMIRANO, Carlos (dir.). Historia de los intelectuales en America Latina. Vol. 1. Buenos Aires: Katz, 2008, p. 29-50.
PALTI, Elías J. El tiempo de la política: el siglo XIX reconsiderado. 1ª ed. Buenos Aires: Siglo XXI Editores, 2007.
PARÍS DE ODDONE, M. Blanca. Presencia de Artigas en la Revolución del rio de la Plata (1810-1820). In: FREGA, Ana; ISLAS, Ariadna (Orgs.). Nuevas miradas en torno al artiguismo. Montevidéu, FHCE/UDELAR, 2001, p. 65-85.
PIMENTA, João Paulo G. Província Oriental, Cisplatina, Uruguai: elementos para uma História da identidade Oriental (1808-1828). In: PAMPLONA, Marco A.; MÄDER, Maria Elisa (orgs.). Revoluções de independências e nacionalismos nas Américas: Região do Prata e Chile. São Paulo: Paz e Terra, 2007, p. 27-55.
POCOCK, John. Linguagens do ideário político. Tradução de Fábio Fernandez. São Paulo: Edusp, 2003.
PRADO, Maria Lígia; PELLEGRINO, Gabriela. História da América Latina. 1ª Ed. 3ª. reimp. São Paulo: Contexto, 2018.
PRADO, Maria Lígia Coelho. América Latina no século XIX: Tramas, telas e textos. 2ª ed. 1ª reimpr. São Paulo: Edusp, 2014.
______. O artista entre a História, a política e a pintura: retratando a independência no século XIX. e-l@tina. Revista electrónica de estudios latinoamericanos, v. 7, n. 25, Buenos Aires, out-dez. 2008, pp. 13-27. Disponível em: https://publicaciones.sociales.uba.ar/index.php/elatina/article/view/6092/pdf. Acesso em: 10 de jun. 2021.
RIBEIRO, Ana. Orden y desorden: salud y enfermedad social en tempos de heroísmos fundacionales. In: CAETANO, Gerardo (Org). Historia Conceptual: voces y conceptos de la política oriental (1750-1870). Montevidéu: EBO, 2013, p. 115-133.
______. De las independências a los estados republicanos (1810-1850): Uruguay. In: FLASQUET, Ivana; SLEMIAN, Andréa (Orgs.). De las independencias iberoamericanas a los estados nacionales (1810-1850): 200 años de história. Estudios AHILA de historia latino-americana, n. 6. Madrid: Iberoamericana/Frankfurt am Main/Vervuert, 2009, p. 61-87.
ROCCA, Pablo. Los destinos de la nación. El imaginário nacionalista en la escritura de Juan Zorrilla de San Martín, Eduardo Acevedo Díaz y su época. In: ACHUGAR, Hugo; MORAÑA, Mabel. Uruguay: imaginários culturales. Desde las huellas indígenas a la modernidad. Montevidéu: Trilce, 2000.
SANSÓN CORBO, Tomás. El espacio historiográfico rioplatense y sus dinámicas: siglo XIX. 1ª ed. – La Plata: Publicaciones del Archivo Histórico de la Provincia de Buenos Aires, 2011.
______. Historiografia y nación: una polémica entre Francisco Berra y Carlos Maria Ramírez. Anuário del Instituto de História Argentina, año 6, p. 177-199, 2006.
SIRINELLI, Jean-François. Os intelectuais. In: REMOND, René (Org.). Por uma história política. Tradução: Dora Rocha. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003, p. 231-262.
SKINNER, Quentin. As fundações do pensamento político moderno. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
WASSERMAN, Claudia. Percurso intelectual e historiográfico da questão nacional e indentitária na América Latina: as condições de produção e o processo de repercussão do conhecimento histórico. Anos 90, Porto Alegre, n. 18, p. 99-123, dez. 2003.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
a. Cessão de direitos autorais
Venho, por meio desta, ceder em caráter definitivo os direitos autorais do artigo "____________", de minha autoria, à Revista Eletrônica da ANPHLAC e afirmo estar ciente de que estou sujeito às penalidades da Lei de Direitos Autorais (Nº9609, de 19/02/98) no caso de sua infração. Autorizo a Revista Eletrônica da ANPHLAC a publicar a referida colaboração em meio digital, sem implicância de pagamento de direitosautorais ou taxas aos autores.
b. Declaração de ineditismo e autoria
Atesto que o artigo ora submetido à Revista Eletrônica da ANPHLAC, intitulado "________________________", de minha autoria, nunca foi publicado anteriormente, na íntegra ou em partes, dentro do país. Vindo a ser publicado na Revista Eletrônica da ANPHLAC, comprometo-me a não republicá-lo em qualquer outro veículo editorial.