Teresinha Soares, Marta Minujín e Teresa Burga: conexões transnacionais sul-americanas sob a perspectiva de gênero

Autores/as

  • Carolina Vieira Filippini Curi Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.46752/anphlac.31.2021.4027

Palabras clave:

mulheres artistas, arte sul-americana, conexões transnacionais

Resumen

O artigo centra-se na análise de obras produzidas no anos 1960 e no início dos anos 1970 por três artistas sul-americanas: a brasileira Teresinha Soares, a argentina Marta Minujín e a peruana Teresa Burga. As artistas tiveram em comum, além da associação à pop arte e à nova figuração no período, o interesse em discutir a sexualidade e a objetificação feminina, e os estereótipos de gênero. A análise de suas obras, algumas delas marginalizadas por décadas, permite não somente uma compreensão mais acurada da produção artística do período, mas do próprio contexto histórico e social no qual estavam inseridas, e também dos processos de exclusão e de formação da identidade feminina.

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Publicado

2021-12-29

Cómo citar

Vieira Filippini Curi, C. (2021). Teresinha Soares, Marta Minujín e Teresa Burga: conexões transnacionais sul-americanas sob a perspectiva de gênero. Revista Eletrônica Da ANPHLAC, 21(31), 395–419. https://doi.org/10.46752/anphlac.31.2021.4027