Imagens de mulheres entre a pena e o pincel: representações femininas na iconografia espanhola oitocentista
DOI:
https://doi.org/10.46752/anphlac.15.2013.1438Resumo
O livro da historiadora Edméia Ribeiro analisa o discurso costumbrista e hispanista inerente à coleção intitulada Las Mujeres Españolas, Portuguesas y Americanas, publicada nos anos 1870 pelo editor Miguel Guijarro. A fonte congrega artigos de diversos autores, bem como cromolitografias representando as mulheres hispânicas, portuguesas e brasileiras. Entretanto, ao versarem sobre o feminino, os autores utilizam-no como pretexto para discorrer sobre elementos como política, economia, sociedade e território numa conjuntura em que o império espanhol encontrava-se em processo de desagregação em razão dos movimentos de independência encetados pelas antigas colônias americanas. A coleção, nesse sentido, cria representações da Espanha como fundamento cultural e moral do mundo hispânico, prescrevendo, também, ideais e comportamentos relacionados às mulheres.
Palavras-chave: Costrumbismo. Hispanismo. Mulheres.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
a. Cessão de direitos autorais
Venho, por meio desta, ceder em caráter definitivo os direitos autorais do artigo "____________", de minha autoria, à Revista Eletrônica da ANPHLAC e afirmo estar ciente de que estou sujeito às penalidades da Lei de Direitos Autorais (Nº9609, de 19/02/98) no caso de sua infração. Autorizo a Revista Eletrônica da ANPHLAC a publicar a referida colaboração em meio digital, sem implicância de pagamento de direitosautorais ou taxas aos autores.
b. Declaração de ineditismo e autoria
Atesto que o artigo ora submetido à Revista Eletrônica da ANPHLAC, intitulado "________________________", de minha autoria, nunca foi publicado anteriormente, na íntegra ou em partes, dentro do país. Vindo a ser publicado na Revista Eletrônica da ANPHLAC, comprometo-me a não republicá-lo em qualquer outro veículo editorial.