Panorama de uma paisagem sonora mesoamericana

festividade e ritualística entre os períodos pré-hispânico e contemporâneo

Autores

  • Bruno Tomazela Pasquali USP-FFLCH

DOI:

https://doi.org/10.46752/anphlac.35.2023.4117

Palavras-chave:

Música Indígena. Cultura Maia. Rabinal-Achí.

Resumo

Este artigo busca explorar a paisagem sonora ritualística mesoamericana observada por meio de vestígios materiais e imateriais de distintos momentos históricos. Partindo da manifestação cênica e ritualística conhecida como Rabinal-Achí, originária do período pré-hispânico e ressignificada a partir do século XIX durante a festa patronal de São Paulo Apóstolo, na cidade de Rabinal, na Guatemala, buscamos trazer paralelos com as demais expressões da musicalidade autóctone presentes nas grandes áreas de influência náuatle e maia, perpassando por fontes indígenas primárias, como o Popol Vuh e os Cantares Mexicanos, e relatos de cronistas que versaram sobre o assunto. Desse modo, procuramos compreender como se deram, se mantiveram e se modificaram algumas das principais relações e interpretações referentes à prática musical em contextos festivos e/ou ritualísticos dos povos ameríndios mesoamericanos.

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

Tomazela Pasquali, B. (2023). Panorama de uma paisagem sonora mesoamericana: festividade e ritualística entre os períodos pré-hispânico e contemporâneo. Revista Eletrônica Da ANPHLAC, 23(35), 229–258. https://doi.org/10.46752/anphlac.35.2023.4117