Colonialidade, raça e mestiçagem no ensaísmo sobre a América Latina no século XX: pensando alternativas ao "universalismo excludente"
DOI:
https://doi.org/10.46752/anphlac.17.2014.2150Abstract
Resumo
O presente artigo busca realizar um mapeamento de parte da produção da teoria crítica contemporânea, na América Latina, a respeito do caráter eminentemente colonial da construção do conhecimento no (e sobre o) continente. A partir daí, analisam-se os mecanismos políticos e epistemológicos a partir dos quais esse tipo de conhecimento eurocêntrico se estruturou historicamente, destacando a construção do vocabulário racial. Investigo, em seguida, os antecedentes dessa denúncia da vinculação do conhecimento continental aos moldes europeus, recuperando o ensaísmo mexicano do início do século XX, que pretende reinventar a ideia de raça a partir da positivação da mestiçagem – notadamente a obra La raza cósmica: misión de la raza iberoamericana (1926), de José Vasconcelos. Finalizo com uma reflexão sobre a persistência da colonialidade em parte dos mesmos discursos que pretendiam superá-la.
Palavras-chave: colonialidade; mestiçagem; raça cósmica.
Downloads
References
BICALHO, Maria Fernanda; FRAGOSO, João; GOUVÊA, Maria de Fátima (Orgs.). Antigo Regime nos Trópicos: a dinâmica imperial portuguesa (séculos XVI-XVIII). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
CASTRO-GÓMEZ, Santiago. Ciências sociais, violência epistêmica e o problema da “invenção do outro”. In: LANDER, Edgardo (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais, perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005.
FORBES, Jack D. The Mestizo Concept: a Product of European Imperialism. In: ______. Aztecas del Norte: the Chicanos of Aztlán. Greenwich: Fawcett Publications, 1973.
GIL, Antonio Carlos Amador. As culturas indígenas e a nação: negação ou valorização? A imagem do indígena construída pelo indigenismo mexicano pós-revolucionário na primeira metade do século XX. Anos 90, Porto Alegre, v. 18, n. 34, 2011.
______. O zapatismo e a crítica à situação colonial: pluralismo étnico, movimentos indígenas e novas formas de organização política e social na América Latina. In: ALMEIDA, Júlia; MIGLIEVICH-RIBEIRO, Adelia; GOMES, Heloisa Toller (Orgs.). Crítica pós-colonial: panorama de leituras contemporâneas. Rio de Janeiro: 7Letras, 2013.
GUERRERO, Alicia Castellanos; IZQUIERDO, Jorge Gómez; PINEDA, Francisco. México: o racismo mestiço. In: DIJK, Teun A. van (Org.). Racismo e discurso na América Latina. São Paulo: Contexto, 2008.
KOSELLECK, Reinhart. A semântica histórico-política dos conceitos antitéticos assimétricos. In: ______. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto/PUC-Rio, 2006.
LABRIOLA, Rodrigo. As iconografias da Malinche e Sor Juana (mulheres à beira de um ataque de... México!). Ciberlegenda, Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2010. Disponível em: <http://www.proppi.uff.br/ciberlegenda/iconografias-da-malinche-e-sor-juana>. Acesso em: 03 ago. 2014.
LANDER, Edgardo. Ciências sociais: saberes coloniais e eurocêntricos. In: ______ (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais, perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005.
PAZ, Octavio. O labirinto da solidão e post-scriptum. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais, perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Do pós-moderno ao pós-colonial, e para além de um e outro. VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais (conferência de abertura), 2004.
SEMPRINI, Andrea. Multiculturalismo. Bauru: Edusc, 1999.
TODOROV, Tzvetan. A conquista da América. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
VASCONCELOS, José. La raza cósmica. México: Editorial Porrúa, 2010.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
a. Cessão de direitos autorais
Venho, por meio desta, ceder em caráter definitivo os direitos autorais do artigo "____________", de minha autoria, à Revista Eletrônica da ANPHLAC e afirmo estar ciente de que estou sujeito às penalidades da Lei de Direitos Autorais (Nº9609, de 19/02/98) no caso de sua infração. Autorizo a Revista Eletrônica da ANPHLAC a publicar a referida colaboração em meio digital, sem implicância de pagamento de direitosautorais ou taxas aos autores.
b. Declaração de ineditismo e autoria
Atesto que o artigo ora submetido à Revista Eletrônica da ANPHLAC, intitulado "________________________", de minha autoria, nunca foi publicado anteriormente, na íntegra ou em partes, dentro do país. Vindo a ser publicado na Revista Eletrônica da ANPHLAC, comprometo-me a não republicá-lo em qualquer outro veículo editorial.