A oposição à Guerra do Paraguai em Buenos Aires. Uma análise das representações da nacão no jornal La América (1866)
DOI:
https://doi.org/10.46752/anphlac.13.2012.1320Resumen
A Guerra do Paraguai (1864-1870) foi um acontecimento chave para a consolidação do estado nacional argentino, mas provocou fortes resistências tanto a nível material como simbólico. Ainda que com uma vida muito curta (o primeiro semestre de 1866) o periódico La América foi o maior exponente desta última, em Buenos Aires. Nele foram publicados artigos de intelectuais como Juan Bautista Alberdi e Carlos Guido Spano. Nesta oportunidade analisaremos as representações da nação argentina no jornal em relação a contienda. Teremos en conta também as representacões dos outros países beligerantes, aliados e inimigos, e sua incidência no conteúdo da identidade nacional argentina.
Descargas
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
a. Cessão de direitos autorais
Venho, por meio desta, ceder em caráter definitivo os direitos autorais do artigo "____________", de minha autoria, à Revista Eletrônica da ANPHLAC e afirmo estar ciente de que estou sujeito às penalidades da Lei de Direitos Autorais (Nº9609, de 19/02/98) no caso de sua infração. Autorizo a Revista Eletrônica da ANPHLAC a publicar a referida colaboração em meio digital, sem implicância de pagamento de direitosautorais ou taxas aos autores.
b. Declaração de ineditismo e autoria
Atesto que o artigo ora submetido à Revista Eletrônica da ANPHLAC, intitulado "________________________", de minha autoria, nunca foi publicado anteriormente, na íntegra ou em partes, dentro do país. Vindo a ser publicado na Revista Eletrônica da ANPHLAC, comprometo-me a não republicá-lo em qualquer outro veículo editorial.