Documentário e memória: os usos do testemunho em Nostalgia de la luz
DOI:
https://doi.org/10.46752/anphlac.29.2020.3908Palabras clave:
Mem´oria, Testemunho, Patrício Guzman, Ditadura chilenaResumen
Neste artigo visamos esboçar uma chave de leitura do documentário Nostalgia de la Luz, do chileno Patricio Guzmán, a partir da identificação dos possíveis usos da memória observáveis ali. Esse filme, um dos mais notórios da filmografia de Guzmán, busca interligar as atividades de três grupos que possuem o deserto do Atacama como cenário da investigação do passado: os astrônomos, os arqueólogos e as mulheres que, vasculhando aquela imensidão árida almejam encontrar os restos dos seus familiares desaparecidos pela ditadura militar no Chile. Além disso, há a presença de sobreviventes dos campos de tortura e extermínio daquele regime autoritário. Dessa maneira, os nossos propósitos são: destrinchar como o documentário trabalha com os depoimentos dos seus personagens; o que poderia significar esse trabalho da memória; quais são os sentidos plausíveis dos testemunhos da obra, e quais são as práticas memorialísticas realizadas pelo documentário
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